13 de mar. de 2023
A professora de Empreendedorismo da King’s College, Elisa Alt, apresentou formas de criar uma cultura organizacional que combina ESG e inovação.
A Dra. Elisa Alt abriu a discussão apresentando uma revisão da literatura acadêmica internacional sobre ESG & Inovação usando intraempreendedorismo de impacto. Intraempreendedores são colaboradores que criam novos projetos que criam valor para empresa e para a agenda ESG ao mesmo tempo. A pesquisa mostra que intraempreendedores de impacto conseguem ajudar em acessar novos mercados, reduzir riscos, desenvolver parcerias intersetoriais, reter talentos e melhorar a reputação. Porém os estudos ainda são inconclusivos em relação ao desempenho financeiro das empresas. Alguns dos componentes que são chave para uma cultura de intraempreendedorismo são: promover o engajamento dos colaboradores, um claro propósito e valores corporativos, incentivos e autonomia.
Alt também discutiu a questão: como desenvolver a cultura de impacto? Os colaboradores precisam ser desafiados a pensar em novos processos, produtos, serviços e modelos de negócio que geram valor tanto para a empresa, quanto para a sociedade. Para isso, as organizações precisam aprender a colaborar, alinhar expectativas e ter diálogo com stakeholders, empreendedores sociais, start-ups e saber construir colaborações intersetoriais. Ela destacou empresas como Unilever, SAP e Boehringer Ingelheim nestes quesitos.
Você pode assistir ao Lab Lunch completo no vídeo abaixo: