Nossa convidada Juliana Oliveira, apresentadora e intraempreendedora com anos de experiência nas áreas de valor compartilhado e reputação, falou sobre cultura, ESG e mudanças. Nesse bate papo, ela compartilhou sua experiência nas empresas Nestlé e Ambev e mostrou como elas trabalham o intraempreendedorismo estimulando seus colaboradores.
Inicialmente, a apresentadora entendeu a percepção dos participantes a respeito de cada uma das companhias e em seguida, explicou com mais detalhes o que realmente acontece dentro dos escritórios. Foram destacados pontos importantes, que ajudaram a obtenção de sucesso nessas multinacionais, como por exemplo:
As características de criatividade e inovação que são comuns aos dois negócios;
A importância da construção de um ambiente psicologicamente seguro, onde os colaboradores se sintam à vontade para dar ideias e sugestões, sem a percepção de que isso pode comprometê-los caso não obtenham sucesso.
Situações como essa citada acima geram insegurança e retração dos participantes.
Além disso, Juliana falou sobre a importância da realização de programas formais de intraempreendedorismo, promovendo-os de maneira organizada e abrangente em vários meios de comunicação, para estímulo à participação de todos os níveis da cadeia de trabalho.
Sendo assim, num ambiente estimulante e seguro, a empresa colhe os frutos de uma maior aderência e entrega dos seus colaboradores, impactando futuramente em seus resultados.