14 de fev. de 2023
François Bonnici, Head of Social Innovation no World Economic Forum, discutiu a importância e o papel dos Intraempreendedores e como empresas podem desenvolver suas estruturas ESG.
No primeiro Lab Lunch do ano foram levantados os questionamentos: Qual deve ser o papel das organizações privadas, atualmente, no que tange o avanço da agenda ESG e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, criando ao mesmo tempo valor para o negócio? O palestrante convidado, François Bonnici, Head of Social Innovation no World Economic Forum e o diretor da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, discorreu sobre o papel do World Economic Forum na discussão sobre cooperação público-privada e a resolução dos desafios atuais de desenvolvimento, bem como sobre a atuação de intraempreendedores nessa questão.
Bonnici também reafirmou a importância de Intraempreendedores Sociais, ao descrever intraempreendedores sociais como indivíduos que conseguem reconhecer os recursos disponíveis dentro das empresas em que trabalham e utilizam esses recursos de maneira eficiente, por meio de projetos ESG, trazendo assim progresso não somente para as empresas, mas para a sociedade como um todo.
O palestrante discutiu como Intraempreendedores podem convencer a liderança a embarcar na jornada de ESG e Inovação, e citou exemplos de projetos de sucesso de vários intraempreendedores sociais. Para os intraempreendedores, Bonnici frisou a importância de ter a bordo não somente o board, como também as lideranças médias e sênior dentro da empresa em que trabalham.
Comentou ainda que as demandas e desafios ESG requerem mudanças profundas nas empresas, por meio do desenvolvimento de uma cultura organizacional e de estruturas que incentivem o Intraempreendedorismo e a Inovação. Isso permite que as empresas se diferenciem competitivamente, trazendo benefícios econômicos, reputacionais, para além dos benefícios socioambientais.
Você pode assistir o Lab Lunch completo no vídeo abaixo: